11/10/2021

Cummins realiza teste com peças não genuínas

Com o objetivo de conscientizar o mercado de reposição e, principalmente o consumidor final sobre os riscos envolvidos no uso de componentes não genuínos, a Cummins realizou amplo estudo comparativo entre suas peças genuínas e peças de variadas marcas encontradas no mercado, avaliando um total de 237 itens.

Dentre os resultados a Cummins cita alguns dados:

Enquanto o pistão original é projetado para suportar altas temperaturas, sendo 31% mais resistente devido à tecnologia e os processos de fabricação utilizados, o produto não genuíno apresentou dimensões fora das especificações Cummins que podem comprometer: performance, emissões, consumo de combustível e durabilidade do motor.

Em relação especificamente às camisas de cilindro, a dureza da peça genuína é 10% maior, por conter 65% mais níquel e cobre, além de proporcionar uma superfície uniforme para a correta acomodação do conjunto pistões e anéis.

A relação geométrica entre a camisa, pistões e bloco de cilindros é extremamente crítica para o correto funcionamento do motor dentre seus benefícios, baixo risco de falhas prematuras, maior durabilidade e melhor temperatura de operação.

Já as camisas de cilindro não genuínas apresentaram raios de entrada fora do especificado, podendo ocasionar vazão de gases e perda de potência, além de ocasionar vazamento de líquido refrigerante, bem como trincas e falhas prematuras.

As bronzinas de bielas Cummins são fabricadas utilizando 6 camadas de diferentes materiais que visam garantir maior durabilidade e melhor proteção contra degradação e falhas catastróficas. Por sua vez, as bronzinas não genuínas analisadas apresentaram apenas 3 materiais em sua construção, aumentando o risco de desgaste e falhas prematuras, além de baixa durabilidade.

Essa precisão no projeto desenvolvido pela fábrica se reflete em maior durabilidade e confiabilidade sob condições extremas de funcionamento, além de menor risco de falha grave. Ou seja, menores custos operacionais, maior rentabilidade e, antes de tudo, maior tranquilidade no uso diário do equipamento para quem investe nas peças genuínas.


(Fonte: Cummins Brasil)
Autorizada
 
Fale Conosco
Telefone (11) 2954-4888
(11) 2954-3738
(11) 97205-1760
Leon Moteres